ESCALAB|Laboratório de Escalonamento INCT Midas

Atualmente, inúmeras tecnologias são desenvolvidas nos laboratórios de pesquisas das universidades. Contudo, uma pequena parcela delas chega, de fato, ao mercado para resolver problemas da nossa sociedade. Esse gap existe devido a falta de infra estrutura para a construção de plantas piloto, know how nos processos para tirar uma tecnologia de estágio de bancada e leva-la para escala industrial e dificuldade em firmar parcerias estratégias. A partir desse cenário mapeado foi criado o ESCALAB.

O ESCALAB é um centro de escalonamento de tecnologias e modelagem de negócios que tem por objetivo levar tecnologias em hard science do laboratório para o mercado.

O centro é uma parceria entre a UFMG e a rede de pesquisadores MIDAS espalhados por todo o Brasil e o Centro de Inovação Tecnológica do SENAI que representa a interação com a indústria e tem como missão transformar a sociedade promovendo o ramp-up de tecnologias por meio do escalonamento e aceleração de negócios.

Conheça os serviços do ESCALAB

Os serviços do Escalab são oferecidos separadamente, de acordo com o nível de maturidade da tecnologia (escala TRL ESCALAB) a ser explorada. A partir de um problema proposto pelo cliente, a equipe ESCALAB propõe quais das etapas descritas abaixo são essenciais para levar a tecnologia ao mercado.

Mapeamento tecnológico e pré estudo de viabilidade técnica e econômica

A primeira etapa de desenvolvimento consiste em mapear na literatura e bancos de patentes quais são as rotas tecnológicas, que já foram desenvolvidas e testadas, que podem solucionar o problema proposto. Além de mapear os aspectos técnicos, nessa etapa também são analisados os potenciais de entrada no mercado e os principais aspectos econômicos para viabilizar a implementação.

Entrega final: Projeto conceitual e matriz comparativa contendo todas as rotas mapeadas, seus aspectos positivos, negativos e econômicos para que o cliente possa definir qual a rota mais estratégica a ser explorada nas etapas seguintes de acordo com suas necessidades.

P&D Laboratorial direcionado para o escalonamento

Após uma busca na literatura das rotas tecnologias mais promissoras é importante testá-las ainda em escala laboratorial para que os parâmetros críticos do processo, como concentração de reagentes, temperatura, pressão, etc, possam ser otimizados. Com as primeiras quantidades (g e mg) do produto em mãos podem ser realizadas análises e caracterizações do mesmo para determinar a eficiência do processo e do produto final.

Entrega final: Relatório contendo os resultados experimentais, análises, caracterizações, parecer do Escalab sobre a eficiência da rota tecnológica e recomendações sobre as características finais do produto.

Pré piloto e estudo de viabilidade técnica e econômica

Após a otimização dos parâmetros críticos em bancada são prospectadas as provas de conceito em maior escala. Assim, a etapa pré piloto consiste no planejamento das provas de conceito e principalmente dos equipamentos necessários para uma produção em maior escala. Nesse momento são definidos todos os componentes necessários, seus custos e riscos, os equipamentos são dimensionados e prospectados no mercado. Vale ressaltar que os equipamentos do Escalab e de seus parceiros podem ser utilizados de acordo com a disponibilidade dos mesmos.

Além dos aspectos mencionados anteriormente, aqui é realizado o estudo de viabilidade técnica e econômica completo da tecnologia. São estudados custos de logística, custos de processamento, receita potencial, clientes/tamanho de mercado, tributação), potencial de saving, tempo de payback entre outros. Assim, além dos aspectos técnicos são realizadas as análises econômicas chaves para validar a viabilidade de implementação da tecnologia.

Entrega final: Projeto básico contendo o desenho final do processo, todos os equipamentos e insumos necessários bem como gerenciamento de risco, tempo e custos de implementação.

Prova de conceito

A última etapa do processo representa a construção e operação da planta piloto dimensionada anteriormente. Nesse momento serão realizados os testes em maior escala com o potencial cliente. Após os testes são feitas as recomendações pela equipe Escalab considerando os resultados obtidos, projeção de vendas e adesão do mercado.

Entrega final: Relatório final contendo um manual de construção e operação da planta piloto, os resultados experimentais de processo e produto obtidos e a validação do cliente sobre a implementação e os ganhos obtidos.

Qual o diferencial do Escalab?

O Escalab possui know how prático, tendo escalonado mais de 20 tecnologias, e metodologia desenvolvida considerando os aspectos técnicos e de negócios para viabilizar a inserção de pesquisas acadêmicas no mercado.  Durante as etapas de escalonamento de uma tecnologia é essencial realizar testes em maior escala utilizando reatores e laboratórios de pesquisa para otimizar todo o processo de produção, infraestrutura essa disponível no Escalab. Além disso, a equipe Escalab auxilia na busca de conexões estratégicas, como captação de recursos financeiros, para que os atores chaves do ecossistema de inovação estejam envolvidos no desenvolvimento das tecnologias.

Deseja aprender mais sobre escalonamento?

Temos um eBook gratuito disponível no site do ESCALAB para você aprender mais sobre escalonamento.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp