BRFoam inova no combate a incêndios

16 de agosto de 2018

A BRFoam foi selecionada para participar do Laboratório de Escalonamento Midas, programa de aceleração do INCT Midas em parceria com a Techmall.

O material desenvolvido pela BRFoam é uma espuma retardante de chamas. A intenção é, com ela, proporcionar para as pessoas em situação de risco um tempo maior de fuga.

Os materiais já existentes no mercado não são realmente espumas anti-chamas, já que necessitam de um aditivo para realizar tal função. Além disso, a maioria delas não soluciona a emissão de gases tóxicos, que é a principal causa de morte durante os incêndios.

Quando a pesquisa começou, a equipe não imaginava que havia possibilidade de levarem seu produto até o consumidor final. Não tinham muitas esperanças quando submeteram o projeto para o Laboratório de Negócios Midas (programa de Pré-Aceleração do INCT Midas). Se inscreveram com a intenção de aprender, apenas. Mas além de surpresos, eles ficaram felizes quando perceberam que o produto além de necessário, é desejado pelo mercado.

Após a tragédia na boate Kiss (incêndio que matou duzentas e quarenta e duas pessoas e deixou seiscentos e oitenta feridos no Rio Grande do Sul) a equipe se viu inspirada pela necessidade de um material que substituísse os atuais no isolamento acústico e, durante o Laboratório de Negócios, expandiu seus horizontes e focou em outras áreas como as espumas utilizadas em assentos de ambientes públicos como cinemas, teatros e estádios. Atualmente estão trabalhando com recipientes para materiais perigosos.

A pesquisa inicial foi feita sob a supervisão das professoras Sibele Pergher e Ana Alcântara, e desenvolvida por Jackson Azevedo, auxiliado por Artur Santana. Atualmente o projeto está sendo coordenado por Eduardo Rigoti, ainda com a professora Sibele e com colaboração de José Claudiano Dantas.

BRFoam – a terceira espuma da esquerda para a direita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *