Professor Rochel Lago ganha Prêmio Bom Exemplo

12 de março de 2018

No dia 5 de março, os jurados se reuniram na Fundação Dom Cabral para decidir os ganhadores nas categorias Ciência, Cultura, Economia e Desenvolvimento de Minas, Educação, Esporte, Inovação, Meio Ambiente e Personalidade do Ano. Foram três horas de deliberação. Os selecionados foram divulgados durante a primeira edição do MGTV.

O Prêmio Bom Exemplo é uma iniciativa realizada pela Globo Minas, em parceria com a Fundação Dom Cabral, a Federação da Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o jornal O Tempo, e prestigia pessoas e projetos que contribuem para o desenvolvimento do estado.

Rochel Monteiro Lago, professor titular do Departamento de Química da UFMG, pesquisador e gestor do INCT Midas, foi premiado na categoria Inovação.  Ele já recebeu outros prêmios por inovações tecnológicas, entre eles: o Prêmio Petrobrás de Tecnologia em 2013, o prêmio de Pesquisador Sênior da Sociedade Brasileira de Química Regional dois anos depois, além de ser tricampeão da competição internacional Idea To Product, realizada nos EUA e na Suécia. Ele publicou em 2012 o livro As Cartas de Tsuji (Editora UFMG) e o livro paradidático  A Essência de J em 2014.

Rochel é graduado e mestre pela Universidade de Campinas, fez especialização na Gifu University (Japão), e doutorado em química orgânica na Universidade de Oxford (Inglaterra). Fez pós doutorado no Instituto de Catálise e Petroquímica (Espanha) e em Montreal, na Heutes Etudes Comercialles, no tema Empreendedorismo Tecnológico. Além disso, é um dos fundadores dos cursos de mestrado e doutorado em Inovação Tecnológica onde atua como docente orientador.

Atualmente, ele coordena o INCT Midas, projeto que tem como objetivo o desenvolvimento de ciência de ponta aplicada nas áreas de química, engenharia, materiais e processos que gerem tecnologias ambientais de alto potencial aplicado para a valoração de resíduos e materiais renováveis. Alguns exemplos da atuação do projeto são a BChem Solutions, que produz biodiesel a partir de óleos usados e gorduras residuais e foi a primeira startup a ser acelerada pelo Laboratório de Negócios Midas e o vídeo Falo Nada… Só Óleo, que divulga o desenvolvimento e aplicação de materiais desenvolvidos pela UFMG em parceria com a BChem. O vídeo foi produzido em parceria com o INCT ETEs Sustentáveis do DESA/UFMG.

https://www.youtube.com/watch?v=C9NODMGBoyc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *