Você já conhece a BChem?

28 de fevereiro de 2018

BChem Solutions é uma startup que produz biodiesel a partir de óleos usados e gorduras residuais. Ela foi criada em 2018, como resultado de uma parceria para desenvolvimento tecnológico entre a universidade de Itaúnas e e o Grutam – Grupo de Tecnologias Ambientais do Departamento de Química da UFMG. Foi também a primeira participante do programa de aceleração do INCT Midas.

Graças a essa parceria, foi possível unir duas tecnologias em desenvolvimento: o reator ultrassônico que transforma biodiesel (UI) e os catalizadores heterogêneos nano modificados para trabalhar com óleos de maior acidez.

Outra parceria da BChem é com o grupo Minerita, que permitiu a construção e lançamento da primeira usina móvel de biodiesel do mundo com capacidade para produzir 30mil litros de combustível por mês. A usina já rodou mais de vinte mil quilômetros pelo Brasil e participou de congressos, feiras e eventos. O biodiesel produzido foi destinado ao abastecimento dos caminhões e ônibus da mineração.

Desde 2013, a BChem participa de competições e programas de pré aceleração e ficou em primeiro lugar geral na competição internacional I2P Latin America e no mundial Idea to Product Global Competition, além de competições nacionais como o UFMG Challenge e o Feicintec (CREA-MG).

Em 2016, a BChem foi uma das vinte e uma startups selecionadas para fazer parte do programa de pré aceleração Bio Startup Lab, iniciativa da Biominas Brasil. Atualmente a BChem está em processo de aceleração pela GrowBio – programa de aceleração da Biominas Brasil, que é a primeira aceleradora do Brasil focada em negócios em ciências da vida.

Já em 2017, a BChem foi vencedora do programa Mining Lab da Votorantim Metais, entre os cento e quinze projetos inscritos da área de nanotecnologia e energias renováveis. O programa é uma iniciativa de apoio aos empreendedores a desenvolver inovações tecnológicas para a indústria de mineração e metalurgia. Ainda no mesmo ano, a BChem foi uma das quatro startups selecionadas entre as cento e duas inscritas no FiemgLab Acelera Mestrado e Doutorado com o projeto GreEnergy Hub – Tecnologias para converter óleos residuais de fritura de alimentos em soluções socioambientais para a indústria de mineração.

Fiat Chrysler e a rede de supermercados Verdemar assinaram, cada uma, contrato com a BChem Solutions para a implantação de dois projetos para produção de biodiesel a partir de óleos e gorduras residuais para abastecimento da frota cativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *